A Verdade Revelada (parte1)

Caros amigos,

Segue instruções nectáreas de Srila Govinda Maharaj, para nossa reflexão e nutrição.

Abraços com afeto.


Todas as Glórias a Sri Guru e Sri Gauranga

Trecho do próximo livro

A Verdade Revelada

por Sua Divina Graça
Srila Bhakti Sundar Govinda Dev-Goswami Maharaj

Capítulo Onze: Revolução Espiritual

No Srimad Bhagavad-gita, Krishna explicou a evolução da consciência. Krishna explicou como as almas condicionadas podem progredir de uma vida não religiosa para yoga e como a sua prática de yoga, como buddhi-yoga, pode evoluir de karma-yoga, jñana-yoga, dhyana-yoga etc., para bhakti-yoga. Desta forma podemos entender que a essência de todas as Escrituras está presente no Srimad Bhagavad-gita e que o essencial para a evolução espiritual das almas condicionadas está explicado lá.

A posição do Srimad Bhagavad-gita foi explicada em forma de poesia:

sarvopanisado gavo dogdha gopala-nandanah
partho vatsah sudhir bhokta dugdham gitametam mahat
(Sri Gita-mahatyma:6)

“O Gitopanisad, Srimad Bhagavad-gita, que contem a essência de todos os Upanisads e dos Vedas, é como uma vaca, e Sri Krishna, que é mais famoso por Seus passatempos como um vaqueirinho, está ordenhando esta vaca. Arjuna é como um bezerro, fazendo pergunta atrás de pergunta para tirar o leite da vaca, e aqueles que são sudhir, aqueles que tem verdadeira inspiração para a consciência de Krishna, bebem o leite da vaca que é o néctar do Srimad Bhagavad-gita.”

Esta é a nossa concepção do Srimad Bhagavad-gita. Bhagavan Sri Krishna misericordiosamente deu Seu divino olhar para todos através de sua conversa com Arjuna, e distribuiu a essência dos Vedas e de todas as Escrituras para a evolução espiritual de todos.

Nós temos um livro muito bom feito a partir das palestras de Srila Guru Maharaj, Srila Bhakti Raksak Sridhar Dev-Goswami Maharaj, chamado “Evolução Subjetiva da Consciência”. Evolução significa acréscimo gradual de uma substância. Eu considero que a ideia de evolução é boa, não há nenhum problema com a ideia de evolução espiritual. Podemos sempre ver as coisas se movendo para cima, passo a passo, em direção à forma divina da Realidade. E podemos ver a forma divina da Realidade também, passo a passo, radiantemente evoluindo. Evolução é verdadeiramente o padrão, está sempre diante de todos e é a lei do mundo espiritual.

A rota e linha de progresso para a evolução espiritual, descendendo de Krishna para as almas condicionadas, é conhecida como amnaya. Amnaya significa conhecimento divino descendendo através do canal Védico, e amnaya significa as Escrituras reveladas que são apauruseya, não feitas por nenhum homem mundano. Amnaya é sempre plenamente divina. Descende da canção da flauta de Sri Krishna através de um canal, o canal Védico – amnaya-parampara. Vedavyasa capturou, organizou e distribuiu tudo que descendeu através do amnaya-parampara para o super-benefício espiritual de todos. Vedavyasa dividiu este conhecimento e o apresentou na forma dos Vedas: o Sama, Yajur, Rg e Atharva Vedas, o Ayurveda, o Mahabharata etc. Assim, Krishna ilumina as almas condicionadas através de amnaya a respeito de evolução espiritual e vida religiosa.

Krishna, o Revolucionário

Mas quando Krishna mesmo ensina as almas condicionadas Ele não apresenta somente evolução espiritual, Ele apresenta revolução espiritual. Tudo o que Krishna faz é sempre revolucionário – revolução é o verdadeiro tema e fator de Krishna. Por quê? Por desejo de Krishna os Vedas, Vedanta, Upanisads, dezoito Puranas etc, apareceram nesse mundo, e todos os seus ensinamentos gradualmente conduzem todos à adoração de Krishna. E Krishna encarnou em tantas formas diferentes – Matsya, Kurma, Varaha, Vaman, Rama etc. – e ensinou o apropriado comportamento religioso Védico. No entanto, o próprio Krishna sempre ataca o canal Védico; Ele mesmo sempre minimiza os ensinamentos dos Vedas.

Isto é um milagre. Eu fico surpreso com isso, e não apenas temporariamente, fico permanentemente surpreso com isso. Eu também li quase todos os diferentes tipos de sastra, e os li sob a orientação de Srila Guru Maharaj, então eu sei os assuntos que eles estão ensinando e o que é evolução subjetiva. Mas é comum que a rejeição de Krishna pelos ensinamentos Védicos seja uma surpresa para quase todos.

É surpreendente ouvir que a recomendação final dos Vedas é ignorar a linha geral de progresso que os Vedas ensinam!

O revolucionário conhecimento que o próprio Krishna pessoalmente quer distribuir às almas condicionadas é vedesu durlabham, “É muito raro compreender os Vedas.” O Sri Brahma-samhita (5.56) diz, “Vidantas te santah ksiti-virala-charah katipaye”, isso só é conhecido por pouquíssimos sadhus neste mundo, tão poucos que podem ser contados em nossos dedos.” Então certamente isso é durlabham, muito raro de se obter.