A Verdade Revelada (parte II)
Segue as instruções nectáreas de Srila Govinda Maharaj falando sobre Krishna, o revolucionário".
Saudações!
“Eu sou Tudo em Tudo!”
Que provas podem existir para a revolucionária ideia de que a recomendação final dos Vedas é abandoná-los? A primeira excelente evidência para isso é encontrada nas instruções de Krishna para Uddhava no Srimad-Bhagavatam. Krishna inicialmente deu uma pista sobre Seus revolucionários ensinamentos para Arjuna no final do Srimad Bhagavad-gita com Seu sloka: sarva-dharman parityajya, mam ekam saranam vraja. Mas o Srimad- Bhagavatam começa a partir desse estágio. O Srimad-Bhagavatam começa a partir do próprio ensinamento de Krishna não de uma subjetiva evolução da consciência, mas de uma subjetiva revolução da consciência. E nas instruções de Krishna para Uddhava no Srimad- Bhagavatam encontramos o ensinamento revolucionário de Krishna sobre a conclusão do Srimad Bhagavad-gita expresso mais claramente:
tasmat tvam uddhavotsrjya chodanam pratichodanam
pravrttim cha nivrttim cha srotavyam srutam eva cha
mam ekam eva sranam atmanam sarva-dehinam
yahi sarvatma-bhavena maya sya hy akuto-bhayah
(Srimad-Bhagavatam: 11.12.14-15)
A primeira condição de Krishna em Suas instruções para Uddhava foi, “Uddavotsrjya! Uddhava! Sejam quais forem as regras e regulamentos dados pelos Vedas, tudo o que foi apresentado para a evolução espiritual e elevação das almas condicionadas para a morada transcendental nos Vedas, tudo isso você deve evitar! E não somente evitar, se acontecer de isso chegar a você, jogue-o fora!” Prabhupada Srila Saraswati Thakur explicou a palavra utsrjya desta forma. Eu ouvi de Srila Guru Maharaj que Srila Sraswati Thakur usou uma palavra da língua Oriyam, phaphadiba, que significa, “Jogue isso fora!” E o que está sendo evitado e jogado fora?
Krishna diz, “Chodanam pratichodanam, a inspiração dada nas Escrituras para seguir a perfeita linha evolutiva Védica, ambos os sruti e os smrti, isso deve ser evitado. E pravrttim cha nivrttim cha, tanto seu apego como seu desapego, abandone ambos. Se você tem apego por algum tipo de alimento, abandone esse tipo de alimento. Se você tem desapego por riqueza, você abandona essa mentalidade também, então se a riqueza vem ou não até você, você não vai se preocupar com isso. Srotavyam srutam eva cha, o que você ouviu antes, srutam, e o que você vai ouvir no futuro, srotavyam; todo o conhecimento que você já acumulou e todo o conhecimento que você pode coletar no futuro – você deve evitar tudo isso. Qualquer coisa que você tiver ouvido ou irá ouvir que não seja a consciência do eterno serviço para Mim, isso você deve deixar para trás e evitar.
“E o que você deve fazer? Qual deve ser o seu humor? Mam ekam eva saranam atmanam sarva-dehinam, renda-se a Mim! Quem sou Eu? Eu sou a Suprema Personalidade de Deus e o reservatório de todo rasa, um oceano extático de rasa. Todas as suas necessidades, tudo vai ser preenchido quando você vier a Mim, refugiar-se em Mim e render-se a Mim, Mam ekam eva saranam.
E na verdade você não vai perder nada por isso, porque Eu sou all-in-all - tudo em tudo -, Eu moro no coração de todos. Nenhuma alma-jiva pode existir sozinha sem Meu poder, sem Mim.”
dva suparna sayuja sakhaya
samanam vrksam parisasvajate
(Svetasvatara Upanisad: 4.6)
“Eu vivo com todas as almas-jiva, como um pássaro ao lado delas num galho de árvore eu observo todas as suas atividades. Atmanam sarva-dehinam yahi sarvatma-bhavena, então renda-se a Mim! Isso significa que você será totalmente ocupado por Mim. Eu sou tão poderoso. Sarva-karana-karanam, Eu posso fazer qualquer coisa, tudo, alguma coisa e nada – todo o poder está dentro de Mim, então você não tem nada a temer.”
Dessa forma Krishna expressou sua revolucionária recomendação, “As leis, regras e regulamentos, os procedimentos benéficos para a vida dos praticantes apresentados nos Vedas, tudo isso você pode ignorar e vir exclusivamente para o Meu canal, isto é, render-se a Mim e servir-Me.” Assim Krishna é sempre independente e desligado da linha geral dos Vedas; Ele é revolucionário e supremo. O próprio Krishna expôs claramente a posição da alma exclusivamente entregue, mostrando que não é uma questão de ser externamente bom ou externamente ruim de acordo com as regras e regulamentos das Escrituras.
A Pureza da Propriedade do Senhor
Em seu Sri Bhakti-rasamrta-sindhu, Srila Rupa Goswami deu uma explicação criteriosa e doce de nossa visão de uma alma rendida.
drstaih svabhava-janitair vapusas cha dosair
na prakrtatvam iha bhakta janasya pasyet
gangambhasam na khalu budbuda-phena-pankair
brahma-dravatvam apagachchhati nira-dharmaih
(Sri Upadesamrta: 6)
Srila Rupa Goswami, sorridente, disse, “Oh, boy! Ainda que você seja incompetente, que não tenha a mente sob controle, nunca hesite em oferecer honra ao Vaisnava. Você deve tentar entender que a natureza pura do Vaisnava é como a natureza pura do Ganges. Água existe por toda parte, mas água do Ganges é água do Ganges. A água do Ganges descende dos pés de lótus do Senhor Vishnu e é completamente transcendental. A água do Ganges nunca é poluída por impurezas. Muitas impurezas podem aparecer no Ganges, mas a água do Ganges continua sendo água do Ganges – nunca perde sua qualidade transcendental. Você deve oferecer honra ao Ganges desta forma e você também deve oferecer honra ao Vaisnava da mesma maneira.”
“O Vaisnava deve ser considerado puro da mesma maneira que o Ganges é sempre considerado puro. Um devoto pode cair, ou você pode vê-lo cair, mas para onde ele pode cair e para onde ele subiu, você não sabe. Você está vendo-o somente com sua visão. Você é capaz de vê-lo apenas até este ponto. Você não conhece a atual posição dele. E se ele tem devoção pura, suddha-bhakti, você não deve desonrá-lo e não deve cometer ofensas contra ele. Você deve considerá-lo puro mesmo que seu corpo esteja cheio de feridas e doenças, ou mesmo que seu comportamento pareça impróprio.”