A Verdade Revelada (parte III)


Amigos meus, vamos seguindo com as instrunções nectáreas de Srila Govinda Maharaj!

Começa com a resposta à questão: como devemos enxergar o devoto?

Aproveitem! Abraços com afeto a todos!

Ética Espiritual Radical

Essa é a explicação de Srila Rupa Goswami Prabhu sobre como devemos ver um devoto do Senhor. Mas a explicação do próprio Krishna é revolucionária e milagrosa. Krishna disse,

api chet su-duracharo bhajate mam ananya-bhak
sadhur eva sa mantavyah samyag vyavasito hi sah
(Srimad Bhagavad-gita: 9.30)

“Através de sua visão do conhecimento Védico e de seu entendimento do que é bom e ruim, se você vê um devoto dedicado exclusivamente a Mim, um ananya-bhak-bhakta, fazendo alguma coisa terrivelmente errada ou enxerga algum defeito nele, você nunca deve pensar que ele não é Meu devoto. Você nunca deve pensar que ele não é perfeito e que aquilo que ele faz também não é perfeito. É minha declaração de que quem é Meu devoto rendido, um ananya-bhak-bhakta, não é apenas um sadhu, mas tudo o que ele faz está sempre correto por causa de seu exclusivo humor devocional.”

É muito difícil de entender. Ruim é ruim e bom é bom. Nós aprendemos o que é bom e o que é ruim em todas as Escrituras. Durachara significa alguém cujas ações contrariam as regras e regulamentos Védicos, e su-durachara significa alguém cujas ações são extremamente ruins nesse sentido.

Então como podemos agora digerir que alguém que faça algo errado dessa maneira esteja na verdade certo e perfeito? O que é isso?

Krishna está dizendo que, porque Seu devoto tem o correto propósito de serví-lO, mesmo que Seu devoto tenha dado um tapa em alguém, ainda assim ele agiu muito bem e não cometeu ofensa? Krishna está dizendo que tudo que este devoto tenha feito está correto? Que mesmo que Seu devoto esteja agindo errado, isso é muito bom?

Sim! Samyag vyavasito hi sah, Krishna está dizendo que Seus devotos são ananya-bhak-bhaktas, devotos seguindo uma vida exclusivamente devocional, e se qualquer perturbação acontece em suas vidas Ele não se importa e Seu devoto não recebe nenhuma reação por isso. Naturalmente ação e reação estão sempre acontecendo neste mundo, “Para cada ação existe uma reação igual e em sentido oposto.” Mas Krishna não se importa.

Isso ainda é muito difícil de entender. Mesmo os doze Mahajanas tiveram problemas com esta questão e discutiram-na repetidas vezes. Os doze Mahajanas puderam aceitar sinceramente essa declaração de Krishna, mas quando eles ouviram que essa era a declaração conclusiva e final de Krishna, e consideraram o significado dessa expressão, eles ficaram confusos sobre como harmonizá-la com sua visão relativa. Depois de discutirem esse sloka por algum tempo eles decidiram que, se Krishna disse que Seu devoto exclusivo poderia fazer mal externamente e continuar corretamente situado, então eles teriam que acreditar nisso. Mas quando eles leram a próxima declaração de Krishna ficaram ainda mais confusos.

ksipram bhavati dharmatma
sasvach-chhantim nigachchhati
kaunteya pratijanihi
na me bhaktah pranasyati
(Srimad Bhagavad-gita: 9.31)

Aqui Krishna declara, “Sim, Meu devoto exclusivamente dedicado pode fazer grande mal externamente, mas o que ele faz está sempre correto porque ele está empenhado em lembrar de Mim e Me servir. Através de seu rendido humor devocional ele será purificado, ele se tornará rapidamente mais perfeito e seus defeitos serão dissipados. Ele se tornará dharmatma, virtuoso, ficará em paz eternamente e não terá mais problemas no futuro. Assim, declare a todos que Meus devotos nunca são vencidos.” Krishna promete isso para Seus devotos puros e para todos.

Srila Visvanath Chakravarti Thakur também acrescentou muito bem em seu comentário Sânscrito no Srimad Bhagavad-gita que Krishna quer dizer, “Ó Arjuna, algumas vezes Eu precisei quebrar Minhas promessas para o bem de Meus devotos, então ainda que Eu prometa a todos, ‘Na Me bhaktah pranasyati, Meus devotos nunca são destruídos’, todos podem ainda ter alguma dúvida sobre isso. Então essa é Minha ordem, que você prometa isso, que você prometa que Meus devotos nunca são destruídos. Eu não posso manter sempre Minhas promessas e você também não pode manter suas promessas. Mas Eu sempre mantenho as promessas de Meus devotos e todos sabem disso. Então você prometeu que Meus devotos nunca serão arruinados.” Desta maneira Krishna garantiu a todos que Seus devotos nunca serão vencidos.

A Sempre Respeitável Propriedade do Ouro

Pergunta: Eu tenho ouvido muitas explicações diferentes desse verso “api chet su-duracharo.” Eu ouvi uma interpretação de que o comportamento errado, su-durachara, é aparente apenas em nossa visão, e eu ouvi outra interpretação de que o comportamento do devoto é realmente errado, su-durachara. Mas minha questão é, como estimar se alguém é um ananya-bhak-bhakta, um devoto exclusivamente rendido e dedicado?

Srila Govinda Maharaj: No sloka “api chet su-duracharo bhajate Mam ananya-bhak”, Krishna indica que se você vê algo ruim no caráter de Seus devotos, você não deve julgá-los, você não deve insultá-los e você não deve cometer nenhuma ofensa contra eles. Você pode escolher não se associar com eles, mas você deve também ignorar suas falhas e nunca considerar que eles são realmente malfeitores, su-durachara. Em vez disso, você deve tentar com consciência observar como a vida espiritual deles está acontecendo e honrá-los como devotos do Senhor.

Você deve pensar, “Eles tem a propriedade de ouro da rendição e devoção em seus corações (ananya-bhak-bhakti). Eles são devotos de Krishna e jamais fariam nada errado voluntariamente. Tudo que vier através da atividade deles é certamente para a satisfação do Senhor e deve ser positivo.”

Se uma peça de ouro cai num lugar sujo ainda é respeitada como ouro, não será ignorada ou rejeitada. Similarmente, você nunca deve ignorar a propriedade de ouro em seus corações, você deve sempre considerar que a propriedade de ouro da devoção está dentro deles. Mesmo que suas atividades pareçam impróprias você nunca deve ignorar a propriedade de ouro dentro deles. A qualquer momento este ouro pode ser tirado deste lugar sujo e brilhar límpido. Então você deve ser muito sério e cauteloso antes de comentar qualquer coisa negativa sobre eles. Para sua própria segurança você deve ser muito cuidadoso e não cometer nenhuma ofensa contra eles. Este é o significado de sadhur eva sa mantavyah.

O próximo sloka de Krishna, ksipram bhavati dharmatma sasvach-chhantim nigachchhati também apóia esta ideia. Srila Bhakativinod Thakur aliviou a confusão dos Mahajanas explicando que nesse sloka Krishna quer dizer, “Se você conscientemente considerar que as atividades deles não são ruins, mas muito boas, que eles estão completamente rendidos a Krishna e que o que você pensou que fosse ruim no caráter deles era na verdade bom, então você estará sendo justo e ficará em paz, assim você se tornará um grande devoto de Krishna.”

Em nossa vida podemos ver tudo como nosso inimigo e também podemos ver tudo como nosso amigo. Nosso dever é o de fazer amigos, não inimigos, e se tentarmos de coração e alma fazer isso através desse revolucionário ajuste de nossa consciência dado por Krishna, então teremos que conseguir um bom resultado, e o que parece ruim para nós agora veremos no futuro que é na verdade bom para nós.

A Natureza Revolucionária do Absoluto Pecado e Religiosidade

Dessa maneira podemos entender os revolucionários ensinamentos de Krishna. Ele faz as regras. Ele revela as Escrituras Védicas e ensinamentos espirituais evolutivos, e Ele também os descarta. Ele faz as regras e Ele também desobedece as regras.

Isso é muito difícil para as pessoas em geral digerirem. Muitas pessoas estão aptas para entender algo sobre o conhecimento Védico, a cultura e a filosofia Védica etc., mas eles lutam para entender este ponto delicado. O ponto principal do entendimento necessário para harmonizar tudo – para compreender de maneira adequada o revolucionário ensinamento de Krishna – é dado por Krishna no Padma Purana.

man-nimittam krtam papam api dharmaya kalpate
mam anadrtya dharmo’pi papam syan mat-prabhavatah
(Padma Purana)

Krishna diz, “Qualquer coisa que você faça para Mim, mesmo se isso for pecaminoso de acordo com a lei Védica, é na verdade um ato religioso (dharma), e qualquer coisa que você faça que não seja para Mim, mesmo se isso for religioso de acordo com a lei Védica, é na verdade um ato pecaminoso.”

O conselho de Krishna é revolucionário mas também simples. É na verdade uma descrição direta da posição de todas as almas-jiva como Seus eternos servos. O ensinamento de Krishna é na verdade uma expressão da espiritualidade universal natural a todas as almas: qualquer coisa feita sem consciência de Krishna é pecaminosa e tudo feito para Krishna é verdadeiramente religioso. Esta é a chave para harmonizar tudo e entender o revolucionário ensinamento de Krishna na conclusão do Srimad Bhagavad-gita e do começo ao fim do Srimad-Bhagavatam – a revolução subjetiva da consciência de Krishna.