A Verdade Revelada (Parte IV)


Saudações! Essa é a quarta da série de cinco postagens que estou publicando sobre o texto de Srila Govinda Maharaj!

Vamos seguindo examinando e meditando nas palavras do bom professor!

Abraços com afeto!

Força Purificadora da Devoção

Srila Guru Maharaj também questionou Srila Saraswati Thakur sobre o que deve ser feito quando um devoto digno faz algo errado. Srila Guru Maharaj era altamente qualificado e uma autoridade em direito material. Ele estava pensando que um devoto deveria ser punido de acordo com as regras materiais quando ele quebrasse as regras e regulamentos, mas Srila Saraswati Thakur não concordou.

Srila Saraswati Thakur disse, “Seu destino, seu futuro, nasce da sua concepção. Mani-maya-mandira-madhye pasyati pipilika chidram, se você se concentrar nas falhas de um devoto então sua concepção será como a de uma formiga; uma formiga entra num templo decorado com jóias de ouro e olha apenas para os buracos nas paredes.

Somente quando você buscar as boas qualidades nos devotos seu futuro será exaltado e você prosseguirá corretamente em direção ao serviço.”

Srila Saraswati Thakur respondeu a Srila Guru Maharaj dessa maneira, mas não respondeu completamente sua questão. Então um dia, cerca de seis meses depois em Madras, enquanto Srila Saraswati Thakur estava lendo o Srimad-Bhagavatam em seu quarto, deparou-se com um sloka e ele chamou Srila Guru Maharaj, “Aqui está a resposta para sua questão.”

Srila Guru Maharaj tinha apresentado para Srila Saraswati Thakur sua questão sobre o mau comportamento de devotos seis meses atrás. Quando Srila Saraswati Thakur disse, “Aqui está a resposta de sua pergunta”, Srila Guru Maharaj ficou surpreso e pensou, “Qual é minha pergunta?” Mas quando Srila Saraswati Thakur entregou o livro para ele e Srila Guru Maharaj viu o sloka, ele imediatamente lembrou e entendeu a questão.

Srila Saraswati Thakur estava respondendo. Esse sloka era,

sva-pada-mulan bhajatah priyasya
tyaktanya-bhavasya harih paresah
vikarma yach chotpatitam kathanchid
dhunoti sarvam hrdi sannivistah
(Srimad-Bhagavatam: 11.5.42)

O significado é que não é necessário aplicar leis materiais para os devotos dedicados do Senhor. É possível que tais devotos dedicados possam fazer algo errado, seu corpo mundano e posição mental nem sempre estão num estado de liberação. É possível que algumas vezes eles possam ser poluídos pelo ambiente ilusório. Mas porque eles são dedicados, porque eles estão servindo o Senhor e cantando Seu Sagrado Nome, o Senhor está vivendo dentro de seus corações e o Senhor vai limpar seus corações. O Senhor vai remover suas ofensas por Sua divina influência. Se eles são dedicados a Krishna então Ele vai cuidar de tudo. Não é necessário que um devoto dedicado faça qualquer prayaschitta, expiação.

Nós podemos também entender que um devoto dedicado sempre sentirá anutapa, arrependimento, quando ele compreender que fez algo errado. Ele vai pensar, “Por que eu fiz isso? Isso é muito ruim!” Eles vão analisar-se muito a sério desta maneira e o fogo de seu arrependimento também purificará seus corações de qualquer poluição.

É necessário que todos discutam e compreendam este sloka. Existem sentimentos muito poderosos dentro dele e quando todos entenderem isso serão purificados muito rapidamente.

O serviço ao Senhor é transcendental sem dúvidas, e nós não podemos dizer quando a liberação chegará na vida de uma alma dedicada. Contudo, também é necessário para todos que sigam as leis materiais e sociais, e que mantenham-se no mundo material sem provocar nenhuma perturbação na sociedade.

As pessoas estão sempre odiando, odiando, odiando quando vêem alguns desobedecendo as leis da sociedade, mas nenhuma solução para isso virá através do ódio. A única solução é dedicação e serviço ao Senhor.

O Senhor e o poder da devoção irão purificar os corações de todos e remover todo e qualquer traço de desejo mundano e ego. Nada externo pode fazer isso.

Visão Positiva

Srila Guru Maharaj nos ensinou que, sempre que vemos um defeito em alguém, isso é um teste enviado para nós por Krishna, para nos purificar. Srila Guru Maharaj nos deu essa visão e sentimos que se todos enxergarem com esse tipo de visão, então Krishna estará feliz e todos serão espiritualmente beneficiados. Isso é muito importante porque nós vivemos num oceano de falhas e podemos encontrar alguém com falhas por toda parte. Mesmo muitos dos praticantes espirituais em torno de nós são imperfeitos. Então nos tornaremos desesperançosos se não tentarmos ver as boas qualidades nos outros e em nosso meio ambiente.

Uma estudiosa ocidental, Katherine Mayo, uma vez veio à Índia para aprender sobre filosofia indiana, mas depois de chegar ela criticou publicamente a cultura indiana. Quando isso aconteceu Mahatma Gandhi disse, “Ela não veio para apreciar a riqueza da Índia, ela veio para inspecionar seus esgotos. Ela é uma inspetora de esgoto.” Nós ouvimos essa história de Srila Guru Maharaj.

Nós não devemos ser inspetores de esgoto. Pela misericórdia de Krishna devemos tentar ver beleza e charme por toda parte.

Srila Guru Maharaj disse, “Errar é humano, mas perdoar é divino.” Todos tem imperfeições e algumas vezes farão algo errado. Mas por que deveríamos perder nosso humor devocional por causa disso? Através de seu humor devocional Srila Guru Maharaj pôde ver bondade por toda parte, ele oferecia muito respeito a todos os devotos e também oferecia muito respeito mesmo para pessoas que estavam contra o Vaisnavismo.

Mani-maya-mandira-madhye pasyati pipilika chidram. Devotos dedicados podem fazer algo errado, mas nós não devemos agir como formigas que vêem somente os buracos em um templo de ouro. Nós não devemos ser inspetores de esgoto procurando as falhas dos devotos. Nós temos muito mais capacidade do que as formigas, nós devemos enxergar que todos os devotos dedicados tem a propriedade do ouro dentro de seus corações e devemos conscientemente tentar identificar suas boas qualidades.