A Verdade revelada (Parte V)

Grandes Companheiros! Essa é a publicação final da aula "A Verdade Revelada" de Sua Divina Graça Srila B.S Govinda Dev-Goswami Maharaj!

Enjoy it!



A Exclusiva Necessidade da Devoção
Pessoas que tem qualificações mundanas e pessoas que não tem qualificações mundanas são iguais para Krishna. Krishna quer somente nosso entusiasmo e anseio, nosso humor de devoção. Se tivermos isso então Krishna será misericordioso conosco. E Krishna é como um sol muito brilhante, Seus raios podem dispersar toda inauspiciosidade de qualquer um. Então as qualificações mundanas de alguns não são importantes para Krishna, e as desqualificações mundanas de outros não são um problema para Krishna. No Srimad Bhagavad-gita Krishna diz,

patram puspam phalam toyam
yo me bhaktya prayachchhati
tad aham bhakty-upahrtam
asnami prayatatmanah
(Srimad Bhagavad-gita: 9.26)

“Se alguém Me oferece com amor e devoção uma folha, flor, fruto ou água, Eu aceitarei afetuosamente essa oferenda.”

murkho vadati visnaya dhiro vadati visnave
ubhayos tu samam punyam bhava-grahi janardanah
(Sri Chaitanya-Bhagavat: Adi-khanda, 11.108)

Aqueles que não conhecem adequadamente a gramática sânscrita ou como pronunciar mantras Védicos vão oferecer alimento ao Senhor dizendo, “Visnaya namah.” Esse é um erro gramatical comum. E aqueles que são peritos em gramática vão oferecer alimento ao Senhor dizendo, “Visnave namah.” Essa é a gramática correta. Mas se ambas as pessoas tem devoção, então o Senhor vai aceitar ambas as oferendas.

O Senhor não considera a gramática ou qualificações externas, Ele considera o coração. Ele vê somente o humor de devoção de cada um. Assim é necessário oferecer tudo ao Senhor com devoção, bhakya prayachchhati. Sem devoção nada é verdadeiramente satisfatório para o Senhor porque o Senhor é bhava-grahi Janardanah, o Desfrutador do humor devocional e dos corações dos devotos.

Uma vez quando eu estava em Puri Dham durante o tempo de Ratha-yatra o Diretor Geral de Polícia do estado de Orissa veio me visitar. Ele era muito erudito. Seu conhecimento era como um oceano e ele tinha derrotado muitos sadhus que já tinham chegado a Puri. Ele tinha lido sobre todos os diferentes tipos de filosofia, os escritos de Ramanuja, Sankaracharya, Buddha, Confucius, Cristianismo etc., e ninguém pôde derrotá-lo. Quando conversei com ele fiquei muito surpreso de ouvir dele um sloka muito bonito que é querido por todos os devotos,

vyadhasyacharanam dhruvasya cha vayo
vidya gajendrasya ka
kubjayah kim u nama rupam adhikam
kim tat sudamno dhanam
vamsah ko vidurasya yadava-pater
ugrasya kim paurusam
bhaktya tusyati kevalam na cha gunair
bhakti-priyo madhavah
(Padyavali: 8)

Esse sloka explica que a consciência de Krishna na verdade não depende de nenhuma qualificação externa, e apresenta vários exemplos do Srimad-Bhagavatam para provar isso: um caçador cuja prática de matar veados na selva de forma contrária à cultura Védica teve uma chance de adorar Narayan, assim o comportamento adequado sozinho não pode ser a causa do contentamento do Senhor.

Dhruva recebeu a misericórdia de Visnu quando tinha apenas cinco anos, então a idade não pode ser o único motivo para receber a misericórdia do Senhor.

Gajendra o elefante não tinha conhecimento Védico adequado mas o Senhor atendeu sua prece, então conhecimento não pode ser o único motivo para receber a graça do Senhor.

Kubja não era bonita mas ela satisfez o Senhor com sua devoção e Sudama Vipra não tinha fortuna mas satisfez o Senhor através de sua devoção.

Com esses exemplos e outros, esse sloka mostra que o Senhor é satisfeito pelo humor de devoção em Seus devotos, não por suas qualificações ou desqualificações externas.

Quando eu ouvi esse sloka do policial fiquei surpreso, “Esse homem é o chefe do departamento de polícia mas ele está citando este sloka que tem um tema puramente devocional.” Eu conversei com ele por cerca de meia hora e ele estava muito satisfeito. Agora, pelo desejo de Krishna, ele é meu muito bom amigo e quer se tornar meu discípulo.

Balançando numa balança de carne

Há também uma história no Mahabharata que eu contei muitas vezes sobre um caçador que usava uma Salagram-sila como peso em sua balança quando vendia carne no mercado para viver. Uma vez um brahmana veio e viu a Salagram-sila na balança de carne. Ele castigou o caçador, “Ó, você é um homem pecador! Você está usando uma Salagram-sila como peso para vender carne. Essa pedra é o próprio Senhor Narayan, você está cometendo uma grande ofensa.”

O caçador era muito simples de coração e acreditou no brahmana, que a pedra era o próprio Narayan. Ele ficou com medo e pediu desculpas ao brahmana, “Eu não sabia que essa pedra era uma Salagram-sila. O que devo fazer agora?”

O brahmana disse, “Dê-me essa Salagram-sila, eu vou me certificar de que ela seja adequadamente adorada.” Então o caçador deu ao brahmana a Salagram-sila e o brahmana adorou a Salagram-sila com Tulasi, abhisek, bhoga, arati e tudo mais.

O brahmana adorou a Salagram-sila adequadamente de acordo com todas as regras e regulamentos dos Vedas. Mas depois de dois ou três dias a Salagram-sila apareceu em sonho para o brahmana como o próprio Narayan e disse, “Eu estava muito feliz balançando na balança daquele caçador. Todo dia ele me nutria muito bem dessa maneira. Agora você perturbou Minha mente então por favor me devolva ao caçador.”

O Senhor não estava feliz por estar com alguém que estava simplesmente seguindo as regras e regulamentos dos Vedas. O que o brahmana fez não estava errado, estava correto de acordo com os Vedas. E foi o próprio Senhor quem deu as Escrituras Védicas para a sociedade. Mas o Senhor na verdade sempre quer estar com seus devotos exclusivos. O Senhor considera a fé, a dedicação e a devoção por Ele como supremas.

A Diversão e Satisfação de Krishna

Puro humor devocional, sincero espírito devocional, é a verdadeira base da rendição e dedicação, não as regras e regulamentos. Pura rendição é o real desejo de Krishna para as almas condicionadas. Srila Guru Maharaj me ensinou isso, eu aprendi isso dele e estou seguindo isso cem por cento, pelo menos estou tentando seguir isso cem por cento. Meus associados também estão procedendo desta maneira, na linha da pura consciência de Krishna – a busca por Sri Krishna, a Realidade, o Belo.

Esta é a genuína forma de religião.

Krishna é revolucionário, Krishna faz as regras e Krishna desobedece as regras. E por que? Para si próprio. “A Realidade existe por si e para si.” Krishna é a Realidade Absoluta por Si mesmo e para Si mesmo – tudo existe apenas para sua diversão e satisfação – e as almas-jiva que percebem este ideal revolucionário experimentam a suprema felicidade da consciência de Krishna.